abr
2016

#3
FEDERAÇÃO NACIONAL DOS SINDICATOS DE EMPRESAS DE RECURSOS HUMANOS, TRABALHO TEMPORÁRIO E TERCEIRIZADO
SINDEPRESTEM-SP CELEBRA 25 ANOS
Selo comemorativo está à disposição dos associados
Destaque Notícia

Fundado em 4 de junho de 1991, o Sindeprestem comemora 25 anos de uma trajetória pautada no compromisso e no respeito aos empresários que compõem o setor de Serviços, um dos mais relevantes para a economia do país. Em homenagem à data, um selo especial foi desenvolvido para ser utilizado em comunicados, circulares, sites, apresentações e onde mais for necessário.
Segundo Joelma de Matos Dantas, gerente jurídica do Sindeprestem, a utilização do selo pelas empresas favorece a imagem junto ao cliente. “Ser associado a uma entidade representativa do setor idônea, séria e atuante é visto com bons olhos pelas contratantes, pois significa estar atualizado com a legislação e boas práticas de mercado”, explica.

Para solicitar o selo dos 25 anos, entre em contato através do e-mail marketing@sindeprestem.com.br

 
Thumb Notícia   EDITORIAL: A CONFIANÇA PERDIDA

As decisões do governo moldaram um cenário assustador para o setor produtivo nos últimos anos. Mais precisamente desde 2008, quando a Nova Matriz Econômica substituiu o modelo da era Fernando Henrique Cardoso e seguido por Lula em seu primeiro mandato. O tripé da social-democracia, com meta de inflação, superávit primário e câmbio flutuante, foi jogado no lixo pelo governo petista.

Thumb Notícia  

AGENDA DE OBRIGAÇÕES FISCAIS

Anote os prazos para o pagamento das obrigações federais de abril.

Thumb Notícia   FENASERHTT NA MÍDIA

Uma das colunas de economia e negócios mais lidas do país, Mercado Aberto, do jornal Folha de S.Paulo, publicou no último dia 5 de abril números setoriais fornecidos pela Fenaserhtt e pelo Sindeprestem-SP.

Thumb Notícia   FENASERHTT NEGOCIA COM BOMBEIROS CIVIS NO SUL

A Fenaserhtt tem sido solicitada pelo segmento de bombeiros civis para intermediar as negociações com os sindicatos laborais em regiões desprovidas de representatividade patronal. Foram agendadas para os dias 23 e 24 de março e 31 de março e 1 de abril assembleias gerais e uma primeira rodada de negociação em Porto Alegre (RS) e Joinville (SC), respectivamente.

Thumb Notícia   SINDEPRESTEM-SP PARTICIPA DE REUNIÃO NO CRA

O presidente Vander Morales esteve na sede do Conselho Regional de Administração (CRA), em São Paulo, dia 14 de março, para entrega da cartilha Trabalho Temporário: solução também em tempos de crise a Roberto Carvalho Cardoso, presidente da entidade.

Thumb Notícia   SINDEPRESTEM-BA | BAHIA ATRAI INVESTIMENTOS DE EMPRESAS ALEMÃS

Recentemente foi realizado o Encontro Econômico Baden-Württemberg: Soluções inovadoras para Infraestrutura, com o objetivo de apresentar propostas de investimentos e negócios a empresários alemães, principalmente nos setores de energias renováveis, desenvolvimento urbano, meio ambiente e engenharia civil.

Thumb Notícia   SINDEPRES - ES | SINDEPRES APOIA MANIFESTAÇÕES PACÍFICAS CONTRA A CORRUPÇÃO

Após a ocupação das ruas por milhões de pessoas em todo o Brasil contra a corrupção, “o Sindepres veio a público ratificar seu apoio incondicional às manifestações pacíficas em repúdio às manobras políticas e econômicas que precederam a crise que se instalou no país”, segundo o presidente da entidade, Mario Cesar Ribeiro.

Thumb Notícia   SINSERHT - MG | PARA COMÉRCIO, PÁSCOA NÃO ACONTECEU

Em anos anteriores, deixar para a última hora a compra dos ovos de Páscoa era arriscado. Em 2016, no entanto, passados alguns dias da data comemorativa, as prateleiras continuaram cheias em muitas lojas de Minas Gerais. Ainda era possível comprar os melhores chocolates com preços 40% menores. É como se a Páscoa não houvesse passado.

Thumb Notícia   SINELAMOTECS - SC | BLUMENAU CRIOU MAIS EMPREGOS FORMAIS EM SC EM FEVEREIRO

Depois de fechar 5,3 mil vagas de emprego em 2015, o mercado de trabalho do município apresentou ligeira melhora em fevereiro, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência. Foram geradas 2,5 mil novas vagas formais no mês, número que corresponde à diferença entre contratações (7.732) e demissões (5.202).

 
CIETT E CLETT&A
 

WORLD EMPLOYMENT CONFERENCE 2016

A Confederação Internacional das Agências Privadas de Emprego (CIETT), à qual o Sindeprestem é filiado via Fenaserhtt, realiza um congresso anual para que os representantes dos países filiados possam trocar experiências sobre as tendências de mercado. Neste ano o evento será pela primeira vez na Ásia, em Nova Délhi (Índia), nos dias 25, 26 e 27 de maio.

Esta edição é uma iniciativa da Indian Staffing Federation (federação indiana do setor).  O dia 25 de maio será dedicado a reuniões internas entre os países que integram a CIETT para alinhamento de estratégias e perspectivas para o setor. A abertura oficial da Conferência será feita pela presidente da CIETT, Annemarie Muntz, no dia 26.

Os principais objetivos do congresso são:

  • Fornecer subsídios para o desenvolvimento global da força de trabalho indiana;
  • Gerar oportunidades de investimentos e consequentemente mais empregos; 
  • Abrir portas para recrutadores globais interessados na experiência e capacidade da Índia em fornecer talentos globais;
  • Incentivar o trabalho decente na Índia;
  • Profissionalização e desenvolvimento sustentável da indústria de empregos;
  • Regulamentação adequada com base na Convenção 181 da OIT.

As inscrições podem ser feitas até 11 de maio.

 
NÚMEROS DO SETOR
 
23K

DIAS DAS MÃES: 23 MIL VAGAS TEMPORÁRIAS NO PAÍS
O Dia das Mães, próxima data a movimentar o mercado de trabalho, deve abrir 23 mil vagas temporárias em todo o País.

67%

INDICE DE CONTRATAÇÃO
A indústria é o setor com maior índice de contratação (67%). Normalmente é o primeiro segmento a recrutar temporários. Em seguida: comércio (12%); entretenimento e lazer (6%); feiras e eventos (6%); limpeza, portaria e serviços (5%) e hotelaria (4%). Os homens devem preencher 56% das vagas disponíveis e as mulheres 44%.

1,6K

PRIMEIRO EMPREGO
O Dia das Mães pode ser a primeira oportunidade profissional para 1,6 mil jovens.

AGENDA
 

25
ABR

PALESTRA EM SANTO ANDRÉ (SP)
O Sindeprestem-SP realiza a palestra Medidas alternativas na área trabalhista para superar momentos de crise. Local: ACISA SANTO ANDRÉ (Av. XV de Novembro, 442 – Centro, Santo André). Inscrições: eventos@sindeprestem.com.br

 

27
ABR

Palestra E-Social (SP)
O Sindeprestem-SP promove a palestra e-Social: Novas Diretrizes, das 9h às 13h. Local: Sindeprestem (Av. São Luis, 258 – 18º andar – República, São Paulo/SP). Inscrições: eventos@sindeprestem.com.br

 

09
MAI

PALESTRA EM CAMPINAS (SP)
O Sindeprestem-SP realiza a palestra Medidas alternativas na área trabalhista para superar momentos de crise. Local: ACIC CAMPINAS (Rua José Paulino, 1.111 – Centro, Campinas). Inscrições: eventos@sindeprestem.com.br

 

25
MAI

CONGRESSO ANUAL CIETT
A Confederação Internacional das Agências Privadas de Emprego prepara o congresso anual em Nova Délhi, na Índia.

 
? TIRA-DÚVIDAS
 

A CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA PATRONAL DE 20% A SER PAGA SOBRE A FOLHA DE SALÁRIOS (ART. 22, INCISOS I E III, DA LEI Nº 8.212/91) É DEVIDA SOBRE QUAIS VALORES PAGOS AOS EMPREGADOS?

A base de cálculo da contribuição previdenciária é a remuneração recebida habitualmente pelo empregado ou trabalhador avulso em decorrência dos serviços prestados ou por estarem à disposição do empregador. Ganhos eventuais e/ou verbas de caráter indenizatório, como aviso prévio indenizado, terço constitucional de férias gozadas, 15 primeiros dias de auxílio doença, entre outros, não devem ser considerados no cálculo.

O Poder Judiciário, em reiteradas decisões, tem afastado a exigência da referida contribuição sobre os ganhos eventuais e verbas de caráter indenizatório, bem como autorizado a restituição ou compensação dos valores pagos indevidamente nos últimos 05 (cinco) anos. Vale ressaltar, ainda, que existem diversas verbas em que o caráter indenizatório ou salarial encontra-se pendente de decisão pelo Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal.

Você tem alguma dúvida sobre legislação, tributos ou questões trabalhistas? Envie para  juridico@fenaserhtt.com.br

 
FILIADOS FENASERHTT
 
SINDEPRESTEM SP   SINDEPRESTEM BA   SEMPRECIN
         
SINDEPRES   SINSERHT   SINELAMOTESC
FILIE-SE
 
 
EXPEDIENTE
 
Presidente Vander Morales • Gerente Administrativa e Jurídica Joelma de Matos Dantas
Produção Editorial
GT Marketing & Comunicação • Editor Luciano Ornelas MTb 8.764
Repórteres
Danielle Borges MTb 46.993 e Giovanna Zanaroli MTb 47.378
Marketing
Andrea Tagliacolli e Edison Belinii • Projeto e desenvolvimento Wonderweb
 
 
Confederações Internacionais Central Nacional
 
Ciett   CLETTA&A   CEBRASSE
Patrocinadores
 
CATHO   UP PLAN
 
Facebook Fenaserhtt   Twitter Fenaserhtt
 
fenaserhtt.com.br