fev
2017

#12
FEDERAÇÃO NACIONAL DOS SINDICATOS DE EMPRESAS DE RECURSOS HUMANOS, TRABALHO TEMPORÁRIO E TERCEIRIZADO
MINISTRO CONFIRMA MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA
Ronaldo Nogueira se reuniu com empresários no Sindeprestem
Destaque Notícia

“O Brasil não pode mais esperar. Há 64 milhões de pessoas hoje sem atividade econômica e quase 15 milhões sem endereço para trabalhar. Por estes trabalhadores que precisam de uma oportunidade de ocupação com renda é que vamos realizar a modernização da legislação trabalhista".

 
CONVENÇÕES COLETIVAS NEGOCIADAS
Acordos são válidos desde 1 de janeiro de 2017
Destaque Notícia

O Sindeprestem e o Sindeepres (sindicato laboral) divulgaram as Convenções Coletivas de Trabalho dos segmentos de Portaria, Controle de Acesso, Fiscalização de pisos e similares; e Promoção, Merchandising e Trade Marketing. As novas resoluções são válidas desde 1 de janeiro de 2017.

 
Thumb Notícia   EDITORIAL: UM MOMENTO HISTÓRICO

O ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira visitou a sede da Fenaserhtt e do Sindeprestem no último dia 20. E aqui compareceu para debater a modernização trabalhista proposta pelo presidente Michel Temer e as discussões que envolvem o PL 6.787/16.

Thumb Notícia  

AGENDA DE OBRIGAÇÕES FISCAIS

Esteja atento aos prazos para pagamento das obrigações federais de fevereiro

Thumb Notícia   SINDEPRESTEM – SP | SINDEPRESTEM DEFENDE TRABALHO TEMPORÁRIO

Sindicato tenta reverter distorção no PL 6.787/2016

A FENASERHTT e o SINDEPRESTEM estiveram dia 31 de janeiro de 2017 no Ministério do Trabalho para demonstrar os impactos negativos da contratação direta inserida no Projeto de Lei 6.787/2016 para as empresas do setor de Trabalho Temporário e para o país.

Thumb Notícia   SINBETT BA | BAHIA LIDERA RANKING DE INADIMPLÊNCIA

Locais com menor renda têm maior inadimplência e atrasos mais longos

O norte da região metropolitana de Salvador abriga os brasileiros com maior índice de atraso no crédito pessoal e financiamento de veículos do Brasil e o segundo pior índice no cartão de crédito.

Thumb Notícia   SINDEPRESTEMES | FERIADOS EM 2017 DEVEM AUMENTAR DEMANDA TURÍSTICA

Circulação de visitantes deverá incrementar o comércio e o turismo na região

Os onze feriados durante o meio de semana em 2017 permitirão vários pontos facultativos, beneficiando cidades cujo turismo tem forte influência na economia.

Thumb Notícia   SINSERHTMG | EXTREMA FECHA 2016 COM SALDO POSITIVO NA CRIAÇÃO DE EMPREGOS
Ritmo da perda de vagas fica mais lento e traz otimismo na região

O ano de 2016 encerrou com queda no ritmo da perda de empregos formais no país, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) divulgados pelo Ministério do Trabalho. Entre janeiro e dezembro de 2016, foram fechadas 1 milhão 32 mil e 994 vagas, 14% a menos do que no mesmo período de 2015.

Thumb Notícia   SINELAMOTESC – SC | TEMPO PARA ABRIR MICRO E PEQUENAS EMPRESAS É REDUZIDO PARA CINCO DIAS

Dez cidades catarinenses estão na lista das 100 melhores, segundo pesquisa

Entrou em vigor no mês de janeiro em Santa Catarina o programa Bem Mais Simples, cujo objetivo é acelerar a abertura de microempresas. A lei foi sancionada pelo governador Raimundo Colombo no dia 13. A partir de agora, os próprios empresários podem declarar o baixo risco ambiental das empresas para liberar alvarás.

Thumb Notícia   SINDEPRESTEM – PR | NEOVILLE QUER ATRAIR EMPRESAS PARA CONSOLIDAR EXPANSÃO

Bairro planejado ganha mais 50 mil m² destinados ao ambiente corporativo

A área urbanizada batizada de “Neoville” soma um milhão de metros quadrados na região sul de Curitiba e, se prepara para entrar em uma nova fase, com foco na atração de empresas.

Thumb Notícia   SINDEPREST – AM | TERCEIRIZAÇÃO DIVIDE OPINIÕES NO AMAZONAS

Regulamentação coloca classes patronal e trabalhista em lados opostos

Para os empresários da indústria e do comércio amazonense a proposta de regulamentação da Terceirização garantirá a produtividade sem prejudicar os direitos do trabalhador, que continuará amparado pelo regime celetista.

 
 
WEC E WECLA
 

TRABALHO TEMPORÁRIO - UMA FORMA SEGURA DE FLEXIBILIZAÇÃO

O trabalho flexível é decente. Fred van Haasteren, presidente da WEC Global (ex-CIETT) entre 2011 e 2014, defendeu esta tese, incluindo o Trabalho Temporário, durante evento realizado na Universidade de Leiden, na Holanda, em dezembro último.

Na ocasião, o ex-presidente da WEC mencionou as diretrizes regulatórias propostas pela Convenção 181 para as agências privadas de emprego e todos os debates promovidos pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) como fundamentais para o desenvolvimento do Trabalho Temporário.

O Trabalho Temporário é reconhecido em muitas partes do mundo como uma forma bem regulada e segura de trabalho flexível. Os acordos coletivos com sindicatos pavimentaram o caminho para a proteção extra-social destes trabalhadores.

50 ANOS - CELEBRAÇÃO SERÁ NO CONGRESSO ANUAL DE PARIS

O Congresso Mundial da WEC (ex-CIETT) deste ano será em Paris, na França, nos dias 27, 28 e 29 de setembro. Na ocasião também será celebrado o aniversário de 50 Anos da instituição. Na programação preliminar do evento estão assuntos como: soluções sustentáveis para a força de trabalho; inovações tecnológicas nos recursos humanos; e formalização do contrato de relações de trabalho.

 
NÚMEROS DO SETOR
 
64 Mi  

É o número de brasileiros economicamente inativos.

15 Mi  

Querem emprego, mas não encontram.

5 Mi  

Potencial de geração de empregos via trabalho temporário e jornada parcial

AGENDA
 

27
SET

CONGRESSO MUNDIAL WEC
Nos dias 27, 28 e 29 de setembro em Paris, na França.

 
? TIRA-DÚVIDAS
 

Pergunta: O artigo 193 da CLT prevê como atividade perigosa o trabalho em motocicleta. Quem define se há ou não periculosidade?

“16.3 É responsabilidade do empregador a caracterização ou a descaracterização da periculosidade, mediante laudo técnico elaborado por Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho, nos termos do artigo 195 da CLT.” A Portaria MTE n° 1.565/2014 não considera como perigosas as atividades em motocicleta quando:

a) a utilização de motocicleta ou motoneta exclusivamente no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela;

b) as atividades em veículos que não necessitem de emplacamento ou que não exijam carteira nacional de habilitação para conduzí-los;

c) as atividades em motocicleta ou motoneta em locais privados;

d) as atividades com uso de motocicleta ou motoneta de forma eventual, assim considerado o fortuito, ou o que, sendo habitual, dá-se por tempo extremamente reduzido.” Importante! A constatação destes itens somente será considerada mediante laudo técnico.

Você possui alguma dúvida sobre legislação, tributos ou questões trabalhistas? Envie para  juridico@fenaserhtt.com.br

 
FILIADOS FENASERHTT
 
SINDEPRESTEM SP   SINDEPRESTEM BA   SEMPRECIN
         
SINDEPRES   SINSERHT   SINELAMOTESC
         
SINDEPRESTEM-PR   SINDEPREST    
FILIE-SE
 
 
EXPEDIENTE
 
Presidente Vander Morales • Gerente Executiva Joelma de Matos Dantas
Produção Editorial
GT Marketing & Comunicação • Editor Luciano Ornelas MTb 8.764
Repórteres
Danielle Borges MTb 46.993 e Giovanna Zanaroli MTb 47.378
Marketing
Edison Belinii 
 
 
Confederações Internacionais Central Nacional
 
Ciett   CLETTA&A   CEBRASSE
Parceiros
 
CATHO   UP PLAN
 
Facebook Fenaserhtt   Twitter Fenaserhtt
 
fenaserhtt.com.br