mar
2017

#13
FEDERAÇÃO NACIONAL DOS SINDICATOS DE EMPRESAS DE RECURSOS HUMANOS, TRABALHO TEMPORÁRIO E TERCEIRIZADO
MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA
Fenaserhtt defenderá Trabalho Temporário na Comissão Especial

A Câmara dos Deputados instaurou uma Comissão Especial para analisar o Projeto de Lei 6.787/2016, que contém propostas de modernização da legislação trabalhista. O relatório deve ser concluído em maio deste ano e, se aprovado, dentre outras questões, aumentará o prazo dos contratos temporários para até oito meses (120 dias prorrogáveis por mais 120 dias).

 
PESQUISA FENASERHTT/SINDEPRESTEM

A pesquisa da Fenaserhtt e do Sindeprestem, referência nacional sobre contratação de temporários na Páscoa, já está sendo produzida. Os questionários foram enviados para as empresas do setor e em breve um panorama do setor em termos de expectativa de contratação será divulgado. Empresário, a sua participação é fundamental!

 
Thumb Notícia   EDITORIAL: A CERTEZA DA BOA NOTÍCIA

Os empresários dos setores de Trabalho Temporário e da Terceirização devem esperar grandes e boas notícias neste ano de 2017. Uma das razões é a reforma trabalhista que o governo federal quer aprovar para reduzir o alto índice de desemprego no País

Thumb Notícia  

AGENDA DE OBRIGAÇÕES FISCAIS

Esteja atento aos prazos para pagamento das obrigações federais de março.

Thumb Notícia   SINDEPRESTEM – SP | EXPORTAÇÃO E O SETOR DE SERVIÇOS

O Sindeprestem promoveu a palestra “O setor exportador e a sua relação com serviços” para mostrar aos empresários que diversificar a atuação e prospectar clientes em novas áreas, principalmente nas que estão em crescimento, é o primeiro passo para gerar novos negócios.

Thumb Notícia   SINBETT BA | CARNAVAL MOVIMENTA TURISMO NA BAHIA

A Bahia deve receber, até o fim do verão, cerca de 5 milhões de turistas, número 5% maior do que na temporada passada. Destes, cerca de 2 milhões somente no carnaval.

Thumb Notícia   SINDEPRESTEMES | ESPÍRITO SANTO SOMA 174 MIL MICROEMPREENDEDORES

Mais de 174 mil pessoas no Espírito Santo se formalizaram como microempreendedores individuais (MEIs) desde 2009, quando o programa foi criado. Em seis anos, desde 2010, o número de adesões ao programa cresceu 670%.

Thumb Notícia   SINSERHTMG | MINAS DEVE TER SAFRA RECORDE DE GRÃOS EM 2017

A estimativa é de recorde na safra de grãos em Minas Gerais deste ano. Em uma área plantada de 3,3 milhões de hectares, deverão ser colhidos 13,8 milhões de toneladas, 17,1% a mais em relação a 2016.

Thumb Notícia   SINELAMOTESC – SC | DESEMPREGO CRESCE 48,5% EM SANTA CATARINA

No último trimestre do ano passado, havia 226 mil pessoas desocupadas no Estado, 74 mil a mais que o registrado entre outubro e dezembro de 2015, crescimento de 48,5% de um ano para o outro.

Thumb Notícia   SINDEPRESTEM – PR | PARANÁ TEM RENDA PER CAPITA MAIOR QUE A NACIONAL

O Paraná apresentou renda per capita maior do que a nacional em 2016, com R$ 1.398. A renda média per capita no País foi de R$ 1.226, alta de 10,1% em relação ao verificado em 2015.

Thumb Notícia   SINDEPREST – AM | PARCERIA AMPLIA ACESSO AO PRIMEIRO EMPREGO EM MANAUS

A parceria da Prefeitura com o Instituto Coca-Cola permitirá que os jovens em início de carreira, com cadastro no Sine Manaus, possam ter acesso aos ciclos de cursos de qualificação.

 
 
WEC E WECLA
 

TENDÊNCIA MUNDIAL
Indústria global de emprego cresce 8,6% no mundo

A WEC Global, ex-CIETT, em seu estudo econômico anual, registrou crescimento de 8,6% da indústria global de emprego – que inclui a Terceirização e o Trabalho Temporário -, em 2015. O resultado se deve ao maior alcance das soluções de recursos humanos oferecidas por este segmento e também às ações empreendidas para apoiar mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo em busca de uma oportunidade de trabalho decente.          

O setor desempenha papel central na contribuição para omercados de trabalho mais eficientes. A indústria de emprego é um viabilizador de mercado de trabalho, pois apoia empresas e trabalhadores na adaptação à evolução da demografia, demandas e habilidades. Agrega valor em quatro áreas-chave, permitindo o trabalho, a adaptação, a segurança e a prosperidade.          

Segundo Denis Pennel, da WEC, “da América do Norte para a América Latina, e da Ásia para a Europa, a indústria global de emprego identifica postos de trabalho, treina as pessoas com as habilidades necessárias para ter sucesso no mercado de trabalho e as auxilia nas transições eficazes por toda a vida profissional".

50 ANOS EM PARIS
WEC comemora aniversário em Congresso em setembro          

A WEC aproveitará a reunião de todos os países membros em setembro para celebrar o aniversário de 50 anos. O Congresso Mundial será em Paris, na França, nos dias 27, 28 e 29. Na programação preliminar do evento estarão assuntos como: soluções sustentáveis para a força de trabalho; inovações tecnológicas nos recursos humanos; formalização do contrato de relações de trabalho; etc.

 
NÚMEROS DO SETOR
 
25 Mi  

Indústria do chocolate prevê contratação de temporários na Páscoa.

85 %  

das oportunidades estão nas áreas de promoção e vendas.

6,5 Mi  

vagas são oferecidas pela Lacta no Estado de SP.

AGENDA
 

29
MAR

TREINAMENTO CIPA
Dias 29 e 30 de março, das 9h às 18h, na sede do Sindeprestem em São Paulo. Inscrição gratuita para empresas associadas. Informações: secretaria@sindeprestem.com.br.

27
SET

CONGRESSO MUNDIAL WEC
Nos dias 27, 28 e 29 de setembro em Paris, na França.

 
? TIRA-DÚVIDAS
 

Pergunta: A empresa pode conceder férias antecipadas aos seus colaboradores?

Os trabalhadores que ainda não completaram um período aquisitivo poderão gozar de dias de descanso proporcionais apenas em caso de férias coletivas, conforme prevê o artigo 140 da CLT. A antecipação das férias não é permitida por nossa legislação e será interpretada como uma licença remunerada.

Você possui alguma dúvida sobre legislação, tributos ou questões trabalhistas? Envie para  juridico@fenaserhtt.com.br

 
FILIADOS FENASERHTT
 
SINDEPRESTEM SP   SINDEPRESTEM BA   SEMPRECIN
         
SINDEPRES   SINSERHT   SINELAMOTESC
         
SINDEPRESTEM-PR   SINDEPREST    
FILIE-SE
 
 
EXPEDIENTE
 
Presidente Vander Morales • Gerente Executiva Joelma de Matos Dantas
Produção Editorial
GT Marketing & Comunicação • Editor Luciano Ornelas MTb 8.764
Repórteres
Danielle Borges MTb 46.993 e Giovanna Zanaroli MTb 47.378
Marketing
Edison Belinii 
 
 
Confederações Internacionais Central Nacional
 
Ciett   CLETTA&A   CEBRASSE
Parceiros
 
CATHO   UP PLAN
 
Facebook Fenaserhtt   Twitter Fenaserhtt
 
fenaserhtt.com.br