Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de Recursos Humanos, Trabalho Temporário e Terceirizado

SINDEPREST – AM | Horas extras têm alta no polo industrial de Manaus

Desde julho aumentaram pedidos para a extensão da jornada de trabalho

A proximidade do final do ano impulsiona a produção das fabricantes do Polo Industrial de Manaus (PIM). O Ministério do Trabalho e Emprego do Amazonas registrou nos últimos dois meses crescimento estimado em 12% na quantidade de horas por jornada de trabalho, em relação às atividades exercidas pelas empresas no primeiro semestre deste ano.

De acordo com o superintendente Regional do Ministério do Trabalho, Gilvan Motta, desde o mês de julho as empresas do PIM começaram a enviar pedidos de autorização para a extensão da jornada de trabalho com a realização de horas extras aos sábados, domingos e feriados. Ele afirma que nos documentos as empresas justificam o aumento na demanda produtiva e também informam sobre a contratação de novos colaboradores.

A proximidade do final do ano resulta no aumento dos pedidos e consequentemente no impulso produtivo e para atender aos pedidos as fábricas solicitam autorização para estender a jornada de trabalho e também passa a contratar nova mão de obra. Outra justificativa citada pelas empresas é a preparação para atendimento às vendas do período da Copa do Mundo de 2018.

Compõem a lista de empresas que tiveram aumento nas horas trabalhadas: Moto Honda da Amazônia, Showa do Brasil, Panasonic da Amazônia, Jabil do Brasil, Climazon Industrial Ltda e Samsung Eletrônica da Amazônia.

Últimas Notícias