Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de Recursos Humanos, Trabalho Temporário e Terceirizado

SINDEPRESTEM - PR | Paraná lidera geração de vagas em grandes empresas

Empresas com mais de mil funcionários foram destaque na geração de vagas no primeiro trimestre no Paraná, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. Essas companhias registraram um saldo positivo de 4,6 mil vagas de janeiro a março, número dez vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. De janeiro a março de 2016, o saldo havia sido de apenas 467 vagas. 

Com o resultado, o Paraná liderou a geração formal de emprego entre as grandes companhias do país e ficou à frente de Goiás (3.340) e Santa Catarina (2.966). “O resultado foi impulsionado pela indústria de alimentos, as obras de infraestrutura no Interior e pelo polo automotivo na Região Metropolitana de Curitiba” diz Julio Suzuki Júnior, diretor-presidente do Ipardes – Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social.

Entre os setores, a indústria foi responsável por um saldo positivo de 3.172 vagas. A construção civil ficou em segundo lugar, com 1.015, e o setor de serviços ficou em terceiro, com 513 vagas. De acordo com Suzuki Júnior, a geração de empregos vem se recuperando gradualmente no Paraná e contrasta com o desempenho no Brasil. 

A retomada do emprego no Paraná já era esperada, de acordo com Suzuki Júnior. O Estado tem um índice de desemprego de 8,1%. O percentual está abaixo do registrado no Brasil, que teve uma taxa de desocupação de 13,7% no primeiro trimestre de 2016.

Últimas Notícias