Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de Recursos Humanos, Trabalho Temporário e Terceirizado

SINELAMOTESC – SC | ECONOMIA CATARINENSE CRESCEU 2,71% NO PRIMEIRO TRIMESTRE

Apesar da queda em março, a economia catarinense cresceu no primeiro trimestre de 2017, segundo o Índice de Atividade Econômica Regional de Santa Catarina (IBCR-SC), calculado pelo Banco Central. No período de janeiro a março, segundo o IBCR, Santa Catarina cresceu 2,71% na comparação com o mesmo período do ano passado, bem acima da média do país que cresceu 0,29%. Esse índice considera dados da agropecuária, indústria, comércio e serviços. Em março, a economia catarinense apresentou queda de 2,58% frente ao mês anterior, fevereiro.

Além das dificuldades comuns num período de saída de crise, em março o Estado foi atingido em cheio pela Operação Carne Fraca, deflagrada naquele mês, cancelando boa parte dos negócios no setor de carnes.

Um dado que mostra que o Estado está saindo da crise é a comparação do resultado do primeiro trimestre deste ano com o do mesmo período de 2016 frente a 2015. Enquanto este ano o crescimento alcançou 2,71%, o de 2016 recuou 4,35%. Outro dado que mostra a melhor fase do início deste ano é a arrecadação do Estado, que no período de janeiro a abril cresceu 5,9%.

Últimas Notícias