Evento discutiu como a Inteligência Artificial e a contratação por competências estão transformando o futuro do trabalho.
A Inteligência Artificial já é uma realidade no mundo do trabalho e a América Latina está no centro dessa transformação. Atenta a esse cenário, a Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de Recursos Humanos, Trabalho Temporário e Terceirizado (Fenaserhtt) marcou presença no evento “Conectando Habilidades Humanas e Inteligência Artificial na América Latina”, realizado ontem (23), em parceria entre o LinkedIn e a World Employment Confederation – Latam (WEC Latam).
O encontro reuniu lideranças e especialistas do setor de Recursos Humanos para debater como a IA e a contratação por habilidades estão redefinindo os processos de recrutamento, seleção e desenvolvimento profissional na região. A Fenaserhtt foi representada pelo diretor financeiro, Sr. Fernando Calvet, reforçando o compromisso da entidade em acompanhar as tendências globais que impactam diretamente o setor de serviços.
O evento também contou com a participação de José Augusto Figueiredo, presidente da WEC Latam e da LHH Brasil, e de Alejandra León Amaya, diretora executiva da WEC Latam, que trouxeram uma visão estratégica sobre o papel da região na transformação do mercado de trabalho.
Entre os destaques da programação, dois painéis trouxeram insights estratégicos:
- Inteligência Artificial e o Futuro do Trabalho
Com Alexandre Tibechrani (LHH) e Ana Claudia Plihal (LinkedIn Brasil)
→ Debateu como a IA vem otimizando tarefas, ampliando a eficiência dos processos e promovendo aprendizado contínuo. - Contratação por Habilidades: um novo paradigma
Com Carolina Pilon (Cornerstone) e Juliana Fusco (Vivo Telefônica Brasil)
→ Abordou a valorização das competências práticas dos profissionais, indo além de títulos e diplomas.
Algumas reflexões marcaram o evento:
- “Somos recrutadores e curadores de talentos humanos.” – Ana Claudia Plihal
- “Faz muito mais sentido trazer no currículo o que você sabe fazer, do que os cursos que você faz.” – Carolina Pilon
- “Um engenheiro de prompt pode ser um bom jornalista. A IA nos ajuda a descobrir isso.” – Juliana Fusco
- “Consultorias e times de RH são motores de inovação em uma empresa.” – Edilson Moura
Segundo dados do Linkedin:
- Empresas que realizam pesquisas baseadas em competências têm 12% mais chances de contratar bem.
- 93% dos profissionais de atração de talentos no mundo consideram essencial avaliar competências para melhorar a qualidade das contratações.
- 82% afirmam que a IA facilita a contratação baseada em competências.
- 65% dos profissionais de atração de talentos no Brasil têm dificuldade em encontrar candidatos com as competências técnicas certas.
Para a Fenaserhtt, participar de espaços internacionais como este é fundamental para acompanhar os avanços que moldam o futuro do trabalho e garantir que o setor de serviços brasileiro esteja alinhado às melhores práticas globais.







