Valor Econômico –
Num momento em que epidemiologistas começam a discutir a necessidade de retomar medidas mais duras de isolamento social devido ao avanço da covid, o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, atacou duramente o lockdown. Classificou a medida de “irracionalidade” e afirmou que os dados do emprego de 2021 poderiam ter sido ainda mais exitosos sem as medidas de fechamento de empresas.
“A gente se dá conta do quanto danosa [a frase “a economia a gente vê depois”] foi para a economia”, disse, citando a Argentina como exemplo. Os comentários foram feitos durante a divulgação dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do mês de dezembro e do ano de 2021.
Ele destacou o desempenho do setor de serviços na geração de empregos. Esse foi o setor mais afetado pela pandemia.
“Tivemos boas notícias dadas pela Pnad Contínua que há recuo significativo do desemprego no Brasil, dos desalentados”, disse. “Para cada emprego formal [criado], tem um impacto de 2 a 3 pessoas no mercado informal.”
O ministro destacou ainda que o saldo de geração de empregos em 2021 foi o maior da década. Foram gerados 2.730.597 postos no ano passado. Foi um resultado “extremamente positivo”, afirmou.
No entanto, em 2020, o Caged passou por mudanças metodológicas, e especialistas apontam que não é adequado comparar os dados atuais com os da série histórica anterior, que vai até 2019.
De janeiro de 2019 até dezembro de 2021, do governo Jair Bolsonaro, o saldo é de 3.183.221 vagas, informou.
O saldo de dezembro ficou negativo em 265.811 vagas, o que o ministro atribuiu à demissão de trabalhadores temporários, principalmente.
“As políticas adotadas pelo governo Jair Bolsonaro deram condições para que o Brasil, melhor que vizinhos latino-americanos e países de economia mais sólida, pudesse ter resposta tão positiva na geração de empregos”, afirmou.
Onyx destacou o papel do Auxílio Emergencial, que “permitiu a sustentabilidade de famílias no período mais crítico da pandemia”.
O ministro destacou também o BEm, um programa que considera exitoso, para proteger 10,5 milhões de empregos formais.
Outra medida que contribuiu para o bom desempenho do mercado de trabalho foi o Pronampe, de crédito a micro e pequenas empresas.
O Produto Interno Bruto (PIB) deverá apresentar crescimento da ordem de 4,5%, disse. O número, completou, ainda será fechado.