Os dados mais recentes da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgados pelo IBGE, mostram que São Paulo foi o principal responsável pela alta do setor de Serviços no país em setembro. Enquanto o Brasil registrou crescimento de 0,6% frente a agosto, o estado avançou 1,1%, exercendo a maior influência no resultado nacional. Atualmente, São Paulo representa 47,88% de todo o volume de serviços prestados no país.
O desempenho paulista foi impulsionado principalmente pelos segmentos de transportes — com destaque para o transporte rodoviário de cargas e o aéreo de passageiros — e pelo setor de informação e comunicação, especialmente nas áreas de consultoria e tecnologia.
Na comparação com setembro de 2024, o estado manteve a liderança nacional, com alta de 5,9%, acima da média do país (4,1%). O resultado também é positivo nos demais recortes analisados:
- Acumulado do ano: +4,4% (Brasil: +2,8%)
- Últimos 12 meses: +4,6% (Brasil: +3,1%)
As principais atividades também registraram avanços em setembro, com destaque para:
- Informação e comunicação: +8%
- Transportes: +6,2%
- Serviços profissionais e administrativos: +5,3%
No agregado das atividades turísticas, São Paulo voltou a liderar, com crescimento de 6,5% frente ao mesmo mês do ano anterior, acima da média nacional (4,6%).